Comemorando 5 mil cordéis vendidos!

Posso afirmar com segurança: vendi mais de 5 MIL cordéis somente no último ano.

Uma quantidade gigantesca, sobretudo porque se trata de um trabalho totalmente independente, manual e cansativo; além de escrever, eu tenho que cortar e montar um por um. Quando é dia de fazer cordel, sento no sofá, boto um musical ou um show pra assistir, e fico até meia noite forçando o ombro direito. Desses mais de 5 mil, a maioria foi vendido por R$ 2,00 – depois de mudar pra São Paulo, com o aumento do custo dos materiais, subiu pra R$ 3,50. Não é uma grana que traz segurança ou que pode ser contada como um valor garantido pra pagar a conta de luz, mas encaro isso como um tapa na cara de muita editora e livraria por aí.

Porque nas livrarias não tem cordel e nem as editoras se interessam em produzir cordel sem explorar as/os cordelistas. Há quem diga que a Literatura de Cordel não é literatura, ignorando toda a técnica, métrica, ritmo e ALMA que existem ali. Há quem não valorize a arte e resistência que é o cordel. Mas que bando de abestados, viu?!

Só sei que hoje posso comemorar mais de 5 mil cordéis que viajaram pelo Brasil e pelo mundo entre 2014 e 2015. Posso comemorar mais de 30 mil curtidas em alguns posts onde publiquei cordéis meus lá na Fórum. E tenho muito orgulho de insistir e continuar fazendo cordel. 🙂

Conheça mais: www.jaridarraes.com/cordel