Lançamentos: Heroínas Negras do Brasil e Lendas da África

Lançamentos: Heroínas Negras do Brasil e Lendas da África

Estou lançando mais cordéis lindos para a Coleção Heroínas Negras do Brasil e começando uma nova coleção: Lendas da África!

Agora temos 20 biografias de mulheres negras que marcaram a história do Brasil. Todas aqui: www.jaridarraes.com/cordel – além dos outros títulos.

SINOPSES DOS LANÇAMENTOS:

ACOTIRENE – cordel biográfico que conta a história de Acotirene, que foi uma matriarca do quilombo dos Palmares, onde já estava antes de Ganga-Zumba e Zumbi. Era respeitada como conselheira para casos rotineiros e de batalha, considerada mãe de todos. Teve um dos mocambos do quilombo batizado com seu nome.

ESPERANÇA GARCIA – com história marcante no Piauí, Esperança Garcia vivia como escrava e teve coragem de escrever uma carta para o então presidente da província, denunciando os maus tratos terríveis que sofria junto ao seu filho.

EVA MARIA DO BONSUCESSO – cordel que conta a história da quitandeira Eva Maria, escrava alforriada que vendia frutas e verduras na região do Bonsucesso no Rio de Janeiro. Depois de ter sido agredida por um homem branco e rico, conseguiu que o mesmo fosse preso e condenado pela agressão.

MARIA FIRMINA DOS REIS – Escritora que publicou o primeiro romance abolicionista brasileiro (Úrsula), Maria Firmina dos Reis é autora de poesias e do conto “A Escrava”, e chegou a fundar uma escola mista (para meninas e meninos) gratuita, o que causou muita polêmica.

NA AGONTIMÉ – Antiga rainha do reino de Daomé (hoje conhecido como Benim), Na Agontimé foi vendida como escrava e foi parar no estado do Maranhão, onde foi renomeada Maria Jesuína. Segundo pesquisas históricas, foi fundadora da famosa Casa das Minas.

O CAÇADOR E O RATO – origem de Moçambique; lenda sobre como os ratos passaram a viver nas casas dos seres humanos, correndo e roendo as coisas. Tudo envolve um acontecimento entre um caçador, um leão e um rato.

O MACACO E O TAMBOR – origem de Guiné-Bissau; lenda sobre a história de como o tambor (instrumento musical) chegou aos humanos, com a ajuda de um macaco e da própria Lua.

A MÃE CORAJOSA – origem da Namíbia; uma mãe trabalhava sozinha na plantação para sustentar suas duas filhas, mas acaba enfrentando o perigo de gigantes canibais que aterrorizam a região de seu vilarejo.

O MENINO E O LEÃO – origem da Suazilândia; a história de um menino que gostava de ajudar todos que precisavam, até o dia em que ajuda um leão preso em uma armadilha.

A MOÇA QUE NÃO FALAVA – origem de Moçambique; a história de uma moça que não falava, não importava o que se fizesse. Segundo a lenda, seus pais teriam lançado um desafio para quem conseguisse provocar sua fala.

____

ENCOMENDAS: www.jaridarraes.com/cordel