Os 60 títulos de cordéis listados são de autoria da cordelista Jarid Arraes.

Valor unitário: R$ 3,50

ENCOMENDAS: http://loja.jaridarraes.com/

Damos descontos na compra de grandes quantidades! Consulte por e-mail: vendas@jaridarraes.com

PAGAMENTO: O pagamento pode ser feito por depósito bancário em conta no Bradesco com desconto, ou pelo PagSeguro, que disponibiliza opções de boleto e cartão de crédito, incluindo parcelamento.

ENVIO E PRAZOS: O prazo estimado para  confecção e postagem do pedido é de 22 dias úteis, contados a partir da data de confirmação do pagamento. Caso o prazo esteja apertado, consulte a possibilidade de entregarmos antes.

Se você precisa dos cordéis para eventos, aulas, palestras ou ocasiões com data marcada, entre em contato para saber se será possível cumprir o prazo. Recomendamos que faça seu pedido com antecedência!

cordeisicone

 

CORDÉIS HEROÍNAS NEGRAS DO BRASIL:

Acotirene

ACOTIRENE (novo!) – cordel biográfico que conta a história de Acotirene, que foi uma matriarca do quilombo dos Palmares, onde já estava antes de Ganga-Zumba e Zumbi. Era respeitada como conselheira para casos rotineiros e de batalha, considerada mãe de todos. Teve um dos mocambos do quilombo batizado com seu nome.

Biográficos - AnastáciaANASTÁCIA – cordel biográfico que conta a história de Anastácia, uma escrava que foi punida por rejeitar os assédios de um homem branco e teve que usar uma máscara de ferro até o fim de sua vida. Anastácia é cultuada por muitos que a consideram uma santa milagreira.

 

Biográficos - Antonieta de BarrosANTONIETA DE BARROS – cordel biográfico que conta a história da primeira deputada negra do Brasil, que também era uma grande jornalista e educadora.

 

Biográficos - AqualtuneAQUALTUNE – cordel biográfico que conta a história da princesa africana Aqualtune, filha de um rei no Congo, que foi vendida como escrava e trazida para o Brasil. Grande ícone para as mulheres negras brasileiras, a história de Aqualtune envolve outras lideranças quilombolas como Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares.

Biográficos - Carolina Maria de Jesus CAROLINA MARIA DE JESUS – cordel biográfico que conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus, suas origens e vida na favela do Canindé, até ter seu primeiro livro publicado.

 

Biográficos - Dandara dos PalmaresDANDARA DOS PALMARES – cordel biográfico contando a história de Dandara dos Palmares, mulher negra guerreira na resistência contra a escravidão no Brasil, líder do Quilombo dos Palmares e companheira de Zumbi.

 

Esperança GarciaESPERANÇA GARCIA (novo!) – com história marcante no Piauí, Esperança Garcia vivia como escrava e teve coragem de escrever uma carta para o então presidente da província, denunciando os maus tratos terríveis que sofria junto ao seu filho.

 

Eva Maria do BonsucessoEVA MARIA DO BONSUCESSO (novo!) – cordel que conta a história da quitandeira Eva Maria, escrava alforriada que vendia frutas e verduras na região do Bonsucesso no Rio de Janeiro. Depois de ter sido agredida por um homem branco e rico, conseguiu que o mesmo fosse preso e condenado pela agressão.

 

laudelinaLAUDELINA DE CAMPOS – pioneira na luta das empregadas domésticas por direitos trabalhistas, Laudelina de Campos combateu o racismo e a exploração terrível sofrida por faxineiras, babás e cozinheiras que, assim como ela, tiveram (e ainda têm) que trabalhar desde a infância em um sistema de maus tratos intensos.

 

Biográficos - Luisa MahinLUISA MAHIN – cordel biográfico contando a história de Luísa Mahin, mãe do poeta Luís Gama e grande liderança na luta contra a escravidão no Brasil.

 

mariaaranhaMARIA ARANHA – líder do quilombo do Mola, em Tocantins, Maria Aranha liderou seu povo contra invasões, vencendo todos os ataques dos escravistas e sustentando uma sociedade altamente organizada e eficiente politicamente.

 

Biográficos - Maria FelipaMARIA FELIPA – cordel biográfico que conta a história de Maria Felipa, uma líder na ilha de Itaparica durante as batalhas pela independência da Bahia.

 

 

MARIA FIRMINA DOS REIS (novo!) – Escritora que publicou Úrsula, o primeiro romance abolicionista brasileiro. Maria Firmina dos Reis é autora de poesias e do conto “A Escrava”, e chegou a fundar uma escola mista (para meninas e meninos) gratuita, o que causou muita polêmica.

 

marianacrioulaMARIANA CRIOULA – líder de uma das maiores revoltas de escravos no Rio de Janeiro, na região do Vale do Café, Mariana Crioula foi aclamada como rainha do seu povo ao lado de Manoel Congo, chamado de rei.

 

Na AgontiméNA AGONTIMÉ (novo!) –  Antiga rainha do reino de Daomé (hoje conhecido como Benim), Na Agontimé foi vendida como escrava e foi parar no estado do Maranhão, onde foi renomeada Maria Jesuína. Segundo pesquisas históricas, foi fundadora da famosa Casa das Minas.

 

Biográficos - Tereza de BenguelaTEREZA DE BENGUELA – cordel biográfico que conta a história de Tereza de Benguela, líder quilombola do quilombo de Quariterê. Dia 25 de Julho no Brasil é oficialmente o dia de Tereza de Benguela, uma data para enfatizar a luta das mulheres negras no país.

 

tiaciataTIA CIATA –  cordel que conta a história de Tia Ciata, até hoje celebrada como uma das pioneiras do samba brasileiro e importante fortalecedora do Candomblé no país, mesmo fugindo das perseguições e lutando contra uma sociedade contaminada pelo racismo e escravidão.

 

Biográficos - Tia SimoaTIA SIMOA – cordel biográfico que conta a história de Tia Simoa, esposa de José Luiz Napoleão e liderança na luta contra a escravidão no Ceará. O cordel também fala do Grupo de Mulheres Negras do Cariri, o Pretas Simoa, pelo qual a história de Tia Simoa se tornou mais conhecida.

 

zacimbaZACIMBA GABA – a princesa angolana Zacimba Gaba foi vendida como escrava e acabou no estado do Espírito Santo, onde sofreu extrema violência do senhor da escravos que a comprou e sentia inveja do seu título de realeza. Apesar disso tudo, foi uma guerreira que resistiu, vingou-se e provocou uma revolta das pessoas escravizadas contra a Casa Grande, liderando seu povo até um quilombo onde foi rainha.

 

Biográficos - ZeferinaZEFERINA – cordel biográfico que conta a história de Zeferina, líder do quilombo de Urubu, na Bahia, que lutou contra a escravidão.

 

 

 

CORDÉIS INFANTIS:

Infantis - Bailarina GordaA BAILARINA GORDA – cordel infantil que conta a história de Aninha, uma garotinha gorda que sonhava em ser bailarina, mas não era aceita pelas escolas de dança. Até que uma professora resolve acreditar no seu potencial.

 

Infantis - Boneca Preta de Juju, AA BONECA PRETA DE JUJU – cordel infantil que conta a história de Juju, uma menininha negra que queria ter uma boneca parecida com ela, mas que não era possível de encontrar, até que sua mãe decide mudar essa realidade.

 

Infantis - Cachinhos Encantados da Princesa, OsOS CACHINHOS ENCANTADOS DA PRINCESA – uma história infantil que conta – por meio de uma metáfora – a relação das meninas e mulheres negras com seus cabelos crespos/cacheados, falando de alisamento e “big chop” também.

 

Infantis - Lição que Sarinha deu em Zébedeu, AA LIÇÃO QUE SARINHA DEU EM ZÉBEDEU – cordel infantil que conta a história de Sarinha, uma garotinha que ensinou aos seus colegas sobre igualdade entre meninos e meninas e tudo o que ambos podem fazer.

 

mamãesdekarinaAS MAMÃES DE KARINA – nessa história infantil, Karina é uma garotinha que vive em um orfanato enquanto sonha em ser adotada e ter um pai e uma mãe, até que um dia se torna a filhinha de um casal de mulheres cheias de amor.

 

Infantis - Menina que não queria ser Princesa, AA MENINA QUE NÃO QUERIA SER PRINCESA – cordel voltado para o público infantil e seus responsáveis, contando a história de Tereza, uma menina que não gostava de coisas de princesas e por isso sofria preconceito, até que sua mãe decide entendê-la e aceitá-la.

 

princesasafricanasAS PRINCESAS AFRICANAS – nesse cordel, uma sábia rainha de Angola precisa escolher uma princesa para reinar após a sua morte; para eleger a princesa mais preparada, a rainha monta uma competição entre as garotas do reino.

 

Infantis - Rainha de Turbante, AA RAINHA DE TURBANTE – cordel infantil que conta a história de uma líder africana que se torna rainha depois de salvar seu povo.

 

tribodasguerreirasA TRIBO DAS GUERREIRAS – cordel que conta a história de um grupo de irmãs que descobrem a coragem e a força da união quando precisam se juntar para salvar uma das irmãs em perigo.

 

turbanteO TURBANTE ENCANTADO – cordel que conta a história de uma princesa africana que se sentia triste e solitária, até que recebe um tecido mágico de um dançarino do reino e o transforma em um turbante.

 

 

 

CORDÉIS LENDAS DA ÁFRICA (novidade!):

O Caçador e o RatoO CAÇADOR E O RATO (novo!) – origem de Moçambique; lenda sobre como os ratos passaram a viver nas casas dos seres humanos, correndo e roendo as coisas. Tudo envolve um acontecimento entre um caçador, um leão e um rato.

 

O Macaco e o TamborO MACACO E O TAMBOR (novo!) – origem de Guiné-Bissau; lenda sobre a história de como o tambor (instrumento musical) chegou aos humanos, com a ajuda de um macaco e da própria Lua.

 

A Mãe CorajosaA MÃE CORAJOSA (novo!) – origem da Namíbia; uma mãe trabalhava sozinha na plantação para sustentar suas duas filhas, mas acaba enfrentando o perigo de gigantes canibais que aterrorizam a região de seu vilarejo.

 

O Menino e o LeãoO MENINO E O LEÃO (novo!) – origem da Suazilândia; a história de um menino que gostava de ajudar todos que precisavam, até o dia em que ajuda um leão preso em uma armadilha.

 

A Moça que não FalavaA MOÇA QUE NÃO FALAVA (novo!) – origem de Moçambique; a história de uma moça que não falava, não importava o que se fizesse. Segundo a lenda, seus pais teriam lançado um desafio para quem conseguisse provocar sua fala.

 

 

 

CORDÉIS ABORDANDO QUESTÕES DE GÊNERO:

Gênero - Aborto ABORTO – cordel abordando a problemática do aborto no Brasil e como sua clandestinidade causa milhares de mortes de mulheres todos os anos.

 

Gênero - Chega de Fiu FiuCHEGA DE FIU FIU – cordel feito em parceria com a ONG Think Olga e fala sobre o problema do assédio sexual nas ruas e espaços públicos.

 

Gênero - Guerreira do SertãoA GUERREIRA DO SERTÃO – história fictícia de Rubra Rosa, uma garota que era violentada por seu padrasto, foge de casa e se encontra com Lampião, com quem aprende a ser cangaceira. Seguindo sua jornada solitária, Rosa Rubra se torna uma guerreira que castiga abusadores de mulheres e crianças no sertão.

Gênero - Informação Contra o MachismoINFORMAÇÃO CONTRA O MACHISMO – cordel feito em parceira com a ONG Artigo 19 e fala sobre a importância da Lei de Acesso à Informação no combate ao machismo e a violência contra a mulher.

 

Gênero - Luta da Mulher contra o Lobisomem, A A LUTA DA MULHER CONTRA O LOBISOMEM – uma história de uma terra de igualdade que é invadida por um lobisomem tirano. O monstro transforma todas as mulheres em escravas sexuais, até que a coragem e inteligência de uma guerreira chamada Maria muda essa realidade.

Gênero - Miss Catrevagem MISS CATREVAGEM – cordel que critica a existência de concursos de beleza e argumenta contra a manutenção da imagem de “musa” para as mulheres.

 

Gênero - Mulher que não queria Casar, A A MULHER QUE NÃO QUERIA CASAR – cordel que conta a história de Paula, uma jovem independente que gostava de namorar, mas não se interessava por casamento.

 

Gênero - Mulher que não queria ser Mãe, AA MULHER QUE NÃO QUERIA SER MÃE – cordel que conta a história de Sheila, uma mulher que aos 30 anos se sentia totalmente realizada na vida e não queria ser mãe, mas sofria pressão de familiares para engravidar.

 

Gênero - Photoshop é a Mulesta PHOTOSHOP É A MULESTA – um cordel pra falar mal dos padrões de beleza e dos tratamentos de imagem que criam mulheres irreais, distorcidas e enquadradas numa fantasia machista de beleza.

 

 

CORDÉIS ABORDANDO QUESTÕES RACIAIS E DE GÊNERO:

Raciais - Corpo EscuroCORPO ESCURO – cordel publicado na coletânea de ficção científica Universo Desconstruído e conta a história de Jana, uma mulher que adere a um tratamento para mudar sua aparência física e se tornar branca, mas que se arrepende.

 

Raciais - Dora, Negra e FeministaDORA, A NEGRA E FEMINISTA – a história de uma garota negra que cresce em um contexto de miséria, racismo e machismo, mas que encontra possibilidades de superação com a ajuda do Feminismo e das cotas raciais na Universidade.

 

Raciais - Feminismo Negro FEMINISMO NEGRO – cordel que conta a história do Feminismo Negro no Brasil, suas referências de luta e a necessidade de se construir movimentos feministas que priorizem também questões raciais.

 

Raciais - Filha de Preta, Pretinha é FILHA DE PRETA, PRETINHA É – a história de uma adolescente negra que alisa os cabelos e não aceita suas características físicas, até que sua mãe reconhece na filha os mesmos problemas que viveu em sua juventude e decide ajudá-la a enxergar a raíz da questão.

 

Raciais - Não me Chame de Mulata NÃO ME CHAME DE MULATA – um cordel explicando a origem do termo “mulata”, seus significados culturais hoje em dia e a importância de se reconhecer, sem “eufemismos”, como mulher negra.

 

Raciais - Nêga Braba NÊGA BRABA – cordel em primeira pessoa, inspirado nos relatos das mulheres negras que são chamadas de agressivas quando lutam por seus direitos. Uma celebração da assertividade e coragem feminina.

 

Raciais - Quem tem crespo é Rainha QUEM TEM CRESPO É RAINHA – um cordel que fala da beleza dos cabelos crespos, suas diversas possibilidades de penteados e estéticas e como é importante deixar que os cabelos crespos cresçam livres, naturais, valorizando sempre a nossa negritude.

 

vandaeaescovaVANDA E A ESCOVA REGRESSIVA –  Vanda é uma adolescente que tenta se encaixar entre os colegas de escola, que debocham do seu cabelo crespo e volumoso. Por pressão e influência de terceiros, recorre ao alisamento, mas acaba descobrindo que a escova é, na verdade, regressiva.

 

 

CORDÉIS LGBT

LGBT - Bia é bi BIA É BI – cordel que fala de uma moça bissexual que não compreendia sua sexualidade, mas buscou respostas e superou o preconceito ao seu redor.

 

LGBT - Casamento de Juma e Luma, O O CASAMENTO DE JUMA E LUMA – cordel que conta a história de duas moças que se apaixonam e decidem se casar, enfrentando o preconceito de ambas as famílias.

 

LGBT - Chica Gosta é de MulherCHICA GOSTA É DE MULHER – a história de uma garota do interior que se descobre lésbica e é hostilizada pelos moradores de sua cidade, mas resolve enfrentar a lesbofobia e o preconceito de frente até transformar a mentalidade das pessoas.

 

LGBT - Travesti não é BagunçaTRAVESTI NÃO É BAGUNÇA – cordel abordando o problema da transfobia no Brasil e o preconceito contra as travestis.

 

 

OUTROS TEMAS:

Outros - Empregada Doméstica Não é EscravaEMPREGADA DOMÉSTICA NÃO É ESCRAVA – cordel que discute a exploração do trabalho doméstico no Brasil.

 

Outros - Lave suas CuecaLAVE SUAS CUECA – cordel que fala sobre as tarefas domésticas e como os homens acham que são obrigações femininas. No cordel, os homens são confrontados a lavarem suas próprias cuecas, além de assumirem responsabilidade igual com a limpeza e preparo dos alimentos.

 

Outros - Não tem maior Fuleragem que Mané Conservador NÃO TEM MAIOR FULERAGEM QUE MANÉ CONSERVADOR – cordel escrito em mote falando sobre os tipos de conservadores e suas hipocrisias que tentam controlar a liberdade alheia.

 

Outros - Nordeste é a Periferia do Brasil, O O NORDESTE É A PERIFERIA DO BRASIL – cordel abordando o tema do preconceito contra nordestinos e como a produção nordestina é esquecida até mesmo pelos movimentos sociais e militantes.

 

Um comentário sobre “Cordéis

Os comentários estão desativados.